sábado, 17 de maio de 2008

Um Vazio de Poética Poesia

Dói a alma de quem lê
Trechos de escrita forçada,
Com palavras fáceis, á mercê
Duma linguagem mal tratada.


Proclamam-se poetas e cantores,
Proclamam-se chorosos trovadores
Por escreverem palavras destoadas,
Por escreverem anseios e amores
Que tocam os verdadeiros escritores
Como ferozes e infantis facadas.


Sim, é este o fado da poesia!
É o fado da escrita e dos escritores.
Um fado baseado em heresia,
Um fado que o verdadeiro poeta clamaria
Como cheio de poetas pecadores.

Escrevem qualquer merda que ocorra,
Qualquer merdinha de pensamento!
E não há ninguém que socorra,
Não há cura ou tratamento…

É uma voluntária doença
Contagiada logo na infância,
Que à poesia dita sentença.
Essa doença: a ignorância

E não é só falta de saber,
Pois há poetas iletrados.
É falta de sentir e oferecer
Esse sentimento, que ao escrever
Se torna poesia para os destinados.

É triste ler essas canções
E saber que de poesia não se trata,
Mas mais tristes são os corações,
Que idolatram aquilo que a poesia refracta…

3 comentários:

Clube do Gato Bêbado disse...

Salvé cidadão!

Reconheço que o que não falta por aí são poetas forçados que tentam escrever "poemas" que rimem sem que sequer se preocupem com o sentido que dão ás palavras e frases. Eu pessoalmente prefiro fazer uma prosa poética com sentido e sentimento do que escrever um "coktail" de palavras que soam bem umas com as outras.

Apesar de aquilo que eu escrevo poder ser vagamente associado á poesia, nem me atrevo a dizer que estou perto de ser um poeta pois isso seria contra o meu principio da humildade. Além disso seria também de uma arrogância extrema.


Mário Carreiro

Anônimo disse...

Acredito nas palavras sábias de vossa pessoa, mas, não lhe tirando a razão, também acho que um poema não é constituido apenas por palavras belas e eloquentes, mas também pela necessidade de deitar cá para fora tudo o que sentimos. :D

Quanto ao poema, bato palmas fervorosamente pois é um poema muito bem concebido e eloquente, que penso que expressa bem a tua posição frente aos "pseudo-poetas".
:D

Anônimo disse...

Tens toda a razao..
nem toda a gente nasce com o dono de poetizar
eu de certo não sou uma delas..
tu, sem duvida que sim=D

as verdades é para se dizerem!
Beijinhos***

Margarida Pires